Treino Aberto Setembro/2019

2019 foi um ano intenso, no qual batemos recorde de alunos, criamos novas categorias, conquistamos vitórias, tivemos derrotas, mas a união segue mais forte do que nunca. Já fizemos uma pequena retrospectiva em nossas redes sociais, se quiserem conferir. Aqui faremos a Retrospectiva 2019: versão textão. Preparem os lencinhos, porque o Bell chorou (mas o Kako não, ele se faz de durão).

Quem pensa em Caniballs, pensa em Treino Aberto. Em fevereiro foi um dos dias mais quentes vivenciados pela tribo. Em Setembro, também tava muito calor, mas o que se destacava foi nossa parceria com a IMG. Em 2019, dois alunos ganharam 1 semana de treino nos EUA pela IMG, Guilherme Capriotti e Talles Lage. Nosso próximo Treino Aberto será em breve, fique ligado! Quem sabe você não ganha algum prêmio de um de nossos parceiros?

Logo no início do ano, nossas jogadoras participaram dos Training Camps da Seleção Brasileira Feminina de Flag 5×5, foram três fins de semanas, para quarterback, recebedoras e defensoras, as atletas que compareceram: Fernanda Contento, Leticia Ramos, Daniela Berklian, Mônica Rezende, Iara Moreira, Daiane Moraes, Michelli Pedik, Ana Lúcia Pachella e Beatriz Baptista.

Training Camp Defensoras Seleção Brasileira de Flag 5×5 Feminino

Para aumentar ainda mais nossa parceria, tivemos amistosos de flag 5×5 contra o Sorocaba Braves, nosso time/escola amigo. Na categoria masculina adulta, tivemos uma derrota no início do ano e uma vitória mais tarde (no Tietê Bowl). Na categoria feminina, conquistamos uma vitória. Na categoria sub-16, foi por quase, mas nos últimos minutos perdemos a partida. Na categoria sub-12, foi algo mais jogo-treino, não vencemos, mas foi a primeira partida dos nossos meninos, que adoraram e seguem treinando firme.

Categoria Sub-12

Combine do Sub-12

Falando em sub-12, essa foi a categoria que criamos este ano e logo cresceu muito, revelando muitos talentos. Foi um ano de muita diversão e cuidado com as crianças. Tivemos um dia da família, onde os pais puderam vivenciar o futebol americano ao lado dos filhos e o dia das crianças, que estava muito calor, e teve guerra de bexiga d’água. Vocês não têm noção de como nossa base está vindo forte!

Workshops: kicker e tackle

O Caniballs, sempre que pode, investe em eventos que vão trazer conhecimento para seus alunos e até aos professores. Neste ano, convidamos alguns profissionais para nos ensinar algumas técnicas. Tivemos a presença do Amilcar Neto, kicker brasileiro que tem se destacado em vários times brasileiros e é brother do Cairo Santos, nos passou como chutar a bola oval em kickoff, field goal, punt… Abrindo os olhos da galera de que Special Team é gente sim e ganha jogo! Também tivemos a presença da Cinthya Nascimento, atleta de rugby da seleção brasileira, que passou as técnicas de um tackle seguro em uma aula passo a passo.

Combine Caniballs 2019

Combine Caniballs – Setembro/2019

Fizemos também nosso anual Combine, muitos nem sabiam muito bem o que era e outros estavam ansiosos. O Combine é importante na NFL para que os times possam olhar os jogadores novatos e suas habilidades físicas. A tribo trouxe o Combine com o objetivo de medir evolução, nós premiamos os mais rápidos e ágeis, mas também anotamos os números de todos, porque sempre queremos que cada um evolua seu próprio número e treine para isso, com objetivos e metas.

Deixamos nossa maior emoção para o final, os campeonatos. Antes de falarmos das vitórias e conquistas, gostaríamos de homenagear todos os atletas que, infelizmente, se machucaram durante a temporada. Nós, do Caniballs, sempre estaremos à disposição de vocês para ajudar ou até conversar, podem contar conosco, vocês fazem parte dessa família! (Leonardo Cavalcante, Matheus Leite (Safadão), Gustavo Ramos, Guilherme (Vet) Gonçalves)

Categoria Sub-16

Flag Cup Sixteen – Etapa Paulista/2019

Nossos meninos do sub-16 tiveram um ano incrível, depois de em 2018 serem 3º colocado na Etapa Paulista, fomos para a Etapa Nacional em 2019 com muito sangue nos olhos. A galera foi até Ribeirão Preto, às 4 da manhã, para jogar. Foram jogos emocionantes do início ao fim, todos deixaram suor e força naqueles gramados, foram 4 jogos em 1 dia. Chegamos na final, mas infelizmente não conseguimos vencer a equipe da casa, RP Alligators. Mesmo com a derrota, o Caniballs foi o 2º melhor time da Etapa Brasil Sub-16. Além disso, dois dos nossos jogadores (Fellipe Silva e Talles Lage) foram escolhidos para a seleção do campeonato como os melhores jogadores de suas posições. Muito orgulho de todos os meninos! No fim do ano, participamos novamente da Etapa Paulista, desta vez, conquistamos o 4º lugar no campeonato, com o time se renovando, e vamos para a Etapa Nacional que será agora no início do ano, todos muito ansiosos querendo trazer a taça para casa!

Categoria Feminina

O time feminino também teve um ano maravilhoso! Para aquecer, tivemos amistosos contra o Braves, contra o Palmeiras Locomotives e um jogo-treino na chuva, com um piquenique muito divertido com o São Paulo Storm, sempre com muita integração e amor pelo flagfootball. Em seu segundo ano de campeonato paulista APFA, nossas mulheres chegaram na final da Conferência Metropolis. A história delas começou de uma campanha 2-6, em 2018 e, neste ano, foi 6-2 na temporada regular. Que evolução! Passaram por times tradicionais e mostraram que vieram forte, ganharam no wildcard e na semifinal. Infelizmente, na final, apesar de um jogo muito acirrado contra o Spartans, onde pontuamos a mesma quantidade de touchdowns que o adversário, perdemos pelas conversões. Mas elas foram muito longe, 2º melhor time da capital! Além disso, nossa quarterback Fernanda Contento foi convocada pela Seleção Brasileira de Flag 5×5 e segue avançando podendo jogar no mundial pela amarelinha. Categoria Masculina

Categoria Masculina

Caniballs x Atibaia Super Chargers – Outubro/2019

Na categoria masculina 8×8, como sempre, mostramos que o Caniballs é um time que vem forte! Mesmo com alguns desfalques para a temporada 2019, participamos de dois campeonatos paulistas FEFASP e APFA. Iniciamos o ano com um amistoso entre nós mesmos, o time que jogaria em um campeonato contra o outro, além de um churrasco top para integrar cada vez mais a galera. Na APFA, chegamos na semifinal da Conferência Metropolis, perdendo para o São Paulo Devilz. Já é nossa terceira participação e a terceira vez que chegamos nos playoffs, mostrando que somos um time que busca a vitória e não sai satisfeito sem ela. Infelizmente não trouxemos a taça, mas fizemos jogos para nos orgulhar e lembrar sempre, como contra o Rats e o Atibaia Super Chargers, que ganhamos com uma diferença de um ponto, emocionante! E contra o São Paulo Tigers, time que em nosso primeiro ano perdemos por um placar elástico, dessa vez perdemos na temporada regular na prorrogação e vencemos nos playoffs por 17×07, QUE DIA! Já chegamos longe e mostramos que podemos trazer a taça pra casa!

No campeonato da FEFASP, com a estreia de muitos jogadores novos também fomos destaque do campeonato, seguidos de elogios. Foi uma temporada para organizar o time, entrar em harmonia e seguir evoluindo. Fizemos lindos jogos, desde a lama até o sol queimando. Cada atleta deixou tudo em campo, se jogando para pegar a bola ou uma flag, marcando touchdowns ou interceptando bolas. Mesmo com muitos estreantes, mostramos que vencer da gente não é fácil! Os que chegaram agora vieram com a mesma força que os antigos sempre tiveram, vocês estão fazendo história! Este ano tem mais, queremos chegar cada vez mais longe! Queremos mais vitórias como 33×08 contra o Bears e 15×06 contra o Marginals!

Amistoso vs Itaquera Bears – Março/2019

No campeonato da APFA, foi organizado um Pro Bowl, partida onde os melhores jogadores de uma conferência jogam contra a outra. Tivemos 8 atletas selecionados (masculino e feminino): Gilvan Jorge, Jean Rafael, Caio Maidana, Talles Lage, Cassio Azevedo, Fernanda Contento, Beatriz Baptista e Letícia Ramos. A tribo colocando nomes de talentos do esporte! Todos estamos muito orgulhosos de vocês!

Na categoria masculina 5×5, ainda não participamos de campeonatos oficiais, mas junto com as equipes do Sorocaba Braves e do Palmeiras Locomotives, organizamos o Tietê Bowl, com jogos amistosos. Mesmo com um clima chuvoso e frio no início, todos mostraram que queriam vencer. Não saímos campeões desse bowl, mas foi nítida a evolução deste time, com placares tão altos onde praticamente cada jogador fez uma pontuação digna de estatísticas. Em 2020, teremos ainda mais surpresas dessa equipe que não para de crescer!

Categoria Flag 5×5 Adulto Masculino

Futebol Americano (Full Pad)

Agora Caniballs tem categoria Futebol Americano (amigavelmente chamado de Full Pad). Este ano foi chave para o crescimento desta categoria. Muitos começaram a treinar mesmo sem equipamentos, outros adquiriram os seus e emprestavam aos demais. Foi um ano baseado em companheirismo e união. Isso define uma tribo, uma família! De treinos vazios a campeão! Após alguns amistosos vitoriosos contra o Valentes BDN e 7 Jardas Storm, derrota contra o Palmeiras Locomotives, chegamos no fim do ano prontos para o Bowl que essas equipes organizaram, o 7 Jardas Bowl. Neste campeonato, vencemos o Storm e o Valentes na temporada regular, sendo derrotados pelo Palmeiras, mas quando os enfrentamos na final, a história foi outra: Caniballs vencedor da partida e campeão do bowl! Placar final de 24×06 para a tribo que ficará para sempre na história, porque foi o primeiro campeonato que essa categoria participa e a primeira vez que gritamos: É CAMPEÃO! 2020 será um ano de muito treino e evolução para crescermos juntos cada vez mais  para participarmos de campeonatos maiores em breve. 

Caniballs Cup

E para finalizar nosso 2019, tivemos o tradicional Caniballs Cup. Esse é nosso campeonato interno, onde dividimos times de cada categoria para jogarem entre si e conquistarem a famosa pulseira de campeão! (além dos troféus de MVPs) Podemos estar sendo puxa-saco, mas os jogos foram demais e emocionantes. Muitos foram decididos em detalhes e nos momentos finais, haja coração para aguentar. O Caniballs Cup foi idealizado para integrar os alunos, ensinar as regras básicas do flag football/futebol americano, liderança e trabalho em equipe. Eles tiveram que se organizar sem a ajuda dos professores, inclusive o sub-12, que tiveram ajuda de jogadores do adulto.

Em resumo, os resultados foram os seguintes:

SUB-12
1º Empacotadores de Goiás
2º Anônimos
3º Calibre 12

Onde os Empacotadores chegaram com força para vencer o campeonato, os Anônimos se organizaram e conseguiram vencer contra o Calibre 12, mesmo tendo perdido na temporada regular, e o Calibre 12 que sempre chegou firme com ótimos jogadores que se destacavam em todas as partidas.

MVPs
Quaterback: Lucas Chade dos Anônimos
Recebedor: Gabriel Pomarico dos Anônimos
Center: Rafael Montebelo do Empacotadores de Goiás
Blitzer: Pedro Colaço dos Empacotadores
Defensor: Leonardo Sanchez dos Empacotadores
Fair Play: Arthur Ramos do Calibre 12
Melhor Líder: João Gusmão dos Empacotadores

SUB-16
1º Limoeiras
2º Pesados do Bodybuilder
3º Jigsaw
4º Rookies

Que final e disputa de terceiro! Em ambos os jogos, a diferença foi de apenas um ponto, esses meninos mostraram garra até o apito final, além de uma virada fantástica do Limoeiras! It estava de juíz e de olho em novos talentos para o Nacional.

MVPs
Quarterback: Matheus Silva do Pesados do Bodybuilder
Recebedor: Miguel Atanes do Rookies
Center: Daniel Gomes do Pesados do Bodybuilder
Blitzer: Eduardo Kopper do Limoeiras
Defensor: Nathan Domingues do Rookies
Fair Play: Francisco Gurgel do Jigsaw
Melhor Líder: Ronaldy Varolo do Limoeiras

FEMININO
1º Cacatuas Canibais
2º Cervejatarianas
3º T-Rex Flag

Após jogos disputados e equilibrados, onde a defesa que mais brilhou (sinto muito ataque). As Cacatuas conquistaram o campeonato. 

MVPs
Quarterback: Beatriz Baptista das Cacatuas Canibais
Recebedora: Nathalia Santos do T-Rex Flag
Center: Giovanna Estuque do T-Rex Flag
Blitzer: Anne Prado das Cacatuas Canibais
Defensora: Vitória Silva das Cervejatarianas
Fair play: Michelli Pedik das Cervejatarianas
Melhor líder: Letícia Ramos do T-Rex Flag

MASCULINO
1º Tietê River Tucunarés 
2º Ruim de Grupo FC
3º Mlks de Konoha
4º Ratatta

Após um início de placares altos, a final foi apertadíssima, debaixo de tempestade. Os peixes Tucunarés estavam em seu habitat natural na água e foram sagrados campeões.

MVPs
Quarterback: Anderson Martins do Ruim de Grupo
Recebedor: Rogério Klein do Ruim de Grupo
Center: Cassio Azevedo do Mlks de Konoha
Blitzer: Bruno Siqueira do Ratatta
Defensor: Danilo Gallo do Tucunarés
Fair Play: André Valva do Ratatta
Melhor Líder: Rafael Bittencourt do Tucunarés

Se você chegou até o fim deste texto, parabéns, você é um campeão. Mas também obrigado pela audiência. Tudo que o Caniballs faz é pensando nos alunos, este texto foi pensado para recordar nosso 2019 e deixar registrado o ano fantástico e vitorioso que esse time teve. Sabemos que vocês querem mais vitórias e mais taças, para isso é preciso de muito treino, dedicação, respeito com os professores, colegas e adversários. Um grande jogador vai além de um talento em campo, vem de fora do campo e da sua índole! 

Agradecemos por confiarem na tribo, somos essa família maluca que estará sempre unida! Aqui vai nosso grito de guerra e feliz 2020!

OBRIGADO

Caniballs, o que você é?
Sou sangue e honra da cabeça aos pés!

Caniballs, como é sua voz?
Eu grito sem medo, eu sou a algoz!

Caniballs, como é sua viagem?
Não importa o destino, eu sou a coragem!

Caniballs, qual é sua união?
O homem ao meu lado, ele é meu irmão!

Caniballs, a que você veio?
Eu vim dominar esse campo inteiro!

Por Kalil Santos – ex-jogador do Caniballs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *